Das empanadas e choripanes à parrilla: 3 restaurantes argentinos para conhecer
Restaurantes argentinos especializados em pratos típicos garantem uma experiência gastronômica autêntica e diferenciada
Das empanadas e choripanes à parrilla, os “hermanos”, como carinhosamente chamamos os argentinos, sabem como preparar bons pratos na cozinha. As muitas influências na Argentina (dos indígenas, dos europeus, entre outros) resultaram, também, em uma gastronomia variada e que se tornou bastante característica do país.
Além do conhecido churrasco argentino (a “parrilla”), alguns pratos supertradicionais na Argentina ganharam milhares de fãs em diversos países, como é o caso do choripán argentino – o tradicional pão com linguiça – e as empanadas, que são semelhantes a “pastéis de forno”.
Um toque extra dessa culinária é o clássico chimichurri, um molho à base de salsinha, alho, orégano, vinagre, azeite de oliva, pimenta moída e um pouco de sal. Esse tempero entrega um sabor inconfundível às receitas e faz com que cada prato seja uma experiência gastronômica ainda mais deliciosa.
Mas você não precisa ir até o país para experimentar alguns dos pratos típicos da cozinha argentina. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Belo Horizonte, por exemplo, você encontra algumas excelentes opções. Pensando nisso, a Revista de Bordo da Levare indica alguns restaurantes para quem quer provar a comida da Argentina sem sair do Brasil. Confira:
Primeira casa de choripán de São Paulo
A Chimi Choripanes (@chimichoripanes), que surgiu em 2019, é a primeira casa especializada em choripán de São Paulo e conta com um cardápio que inclui, é claro, o tradicional lanche argentino: pão, linguiça e chimichurri. Seguindo a tradição do país, o restaurante assa as linguiças na parrilla, com lenha e carvão, realçando o sabor e a suculência do ingrediente.
Márcio Orsi, supervisor da unidade Vila Olímpia, conta: “O grande diferencial da casa é o clássico, que é pão e linguiça, ele é o tradicional argentino. […] Mas há algumas opções extras com o que o brasileiro está acostumado a comer, com queijo e alguns molhos diferentes. O carro-chefe da casa é o provoleta”. Outro destaque, de acordo com o supervisor, é o pão; ele é feito de fermentação natural e é 90% assado. Assim, o restaurante o finaliza na parrilla na hora do preparo dos lanches.
A casa também apresenta um hambúrguer smash de linguiça (simples, duplo ou triplo). Para quem ama um “burguer”, é um prato superespecial e que vale a pena provar. O cardápio, segundo Orsi, é mais “enxuto”, pois alguns lanches exclusivos vão sendo trocados mês a mês. Mas não faltam opções para agradar aos mais diversos paladares. Vale destacar, ainda, que há choripan vegano.
Sem dúvidas, a sobremesa não fica atrás. O Mousse de Dulche de Leite é uma surpresa encantadora; o doce é cremoso e aerado, e conta com um toque de limão. Não dá para ir ao restaurante e não provar essa combinação irresistível.
Provamos e indicamos: choripán tradicional, provoleta e el mostardón. Quem quiser experimentar o hambúrguer, também vale a pena!
O restaurante é comandado pela dupla de sócios: Juan Pablo Ferrante e Brendon Peters, que também são os responsáveis pelo Juanito’s Empanadas. Há cinco unidades do Chimi Choripanes em São Paulo: Pinheiros, Vila Olímpia, Brooklin, Tatuapé e Santana.
Autênticas empanadas argentinas
Casa especializada nas autênticas empanadas argentinas, o Juanito’s Empanadas (@juanitosempanadas) já tem oito anos de operação, além de cinco unidades em funcionamento (Jardins, Brooklin, Vila Madalena, Santana e Tatuapé). Vale lembrar que apenas o ambiente do Jardins tem salão.
No cardápio, estão disponíveis diversos sabores, incluindo carne suave e carne picante, queijo e cebola (combinação de muçarela e queijo brie derretidos com cebolas caramelizadas), marguerita, chorizo (feita de linguiça artesanal curada com muçarela e chimichurri), entre outros. A casa tem uma opção vegana, que combina massa especial, mix de cogumelos e espinafre ao vinho branco.
As sobremesas são: Alfajor artesanal, Alfajor de colher e Mousse de Dulche de Leite – o mesmo servido no Chimi Choripanes.
Pioneiros em empanadas no Rio
Em 2023, a Las Empanadas (@lasempanadas) completou dez anos de história, visto que, em 2013, Luis Selva e Carla Thompson fundaram um pequeno bistrô especializado em empanadas argentinas no Vidigal, no Rio de Janeiro. Finalista Veja Rio Comer & Beber 2022/2023, a casa é comandada pelo casal; Selva é argentino e Thompson é brasileira e nutricionista.
O restaurante tem o compromisso de servir produtos legitimamente argentinos. “É uma empresa familiar, é minha e da minha esposa. A gente que criou. As receitas são todas nossas [exclusivas]. É produção própria. […] O diferencial é que elas não têm gordura trans, corante, então isso faz com que o produto seja mais saudável.” Com suas iguarias, a casa marcou presença em diversos eventos e locais do Rio de Janeiro, incluindo o Rock in Rio.
Devido à pandemia, o casal direcionou mais a produção para a distribuição, embora ainda tenham lojas em funcionamento, como a casa na Península Open Mall. Todas as informações podem ser encontradas no Instagram: @lasempanadas
Outros restaurantes argentinos na rota da Levare
- La Guapa Empanadas – @laguapasp (São Paulo)
- Cabaña Restaurante – @cabanaribeiraopreto (Ribeirão Preto)
- Parrilla Del Mercado – @parrilladelmercado (Belo Horizonte)
- Cortés Asador – @cortesasador (Rio de Janeiro e São Paulo)