Drinques de Verão

 Drinques de Verão

Cold refreshing drink with blood orange slices in a glass on a wooden background. Selective focus, copy space.

Com muita cor, especiarias, frutas diversas e gelo, os drinques de verão vão além dos tradicionais e apostam em combinações inusitadas

O verão no auge, o ano apenas começando e alguns dias de folga, seja na praia ou em casa, nos fazem querer desfrutar de uns bons drinques. Se for bem geladinho, com direito a muitas frutas e especiarias refrescantes, melhor ainda.

Da simples caipirinha a drinques mais elaborados, o predicado de uma boa bebida para o verão, além de muito gelo, claro, é a refrescância adquirida pelos ingredientes que a compõem, que, nesta época do ano, costumam ser as frutas – principalmente as cítricas ou tropicais –, ervas frescas, como a hortelã, por exemplo. E, no caso das alcoólicas, além de destilados, os vinhos podem ter sua vez, e, ainda, licores e xaropes que dão um toque final.

O Spritz é um drinque de verão.
Spritz

Spritz

Ingredientes

• 75 ml de suco de laranja
• 150 ml de Becas Fun Rosé
• 50 ml de Spritz
• 100 ml de água com gás

Modo de Preparo

Em uma taça grande, coloque pedras de gelo, o suco de laranja, o Fun Rosé, o Spritz e a água com gás. Sirva com casca de laranja enfeitando a taça.

Os clássicos da temporada

Comecemos pelos clássicos. A Piña Colada é a cara do verão por ser uma bebida tropical, que leva coco e abacaxi, que são tipicamente frutas da estação. Aqui no Brasil, ela é, geralmente, feita com leite de coco e leite condensado, além do suco de abacaxi e rum. O coquetel doce originado de Porto Rico pode ser batido ou mexido com gelo, e, ainda, servido decorado com cerejas ou pedaços de abacaxi. Outro drinque frutado que faz sucesso nas altas temperaturas é o americano Sex on the Beach, que aposta no mix de sabores como laranja, pêssego e frutas vermelhas. As receitas usualmente levam vodka, suco de laranja e licor de pêssego, podendo ser adicionados groselha, granadine ou suco de cranberry.

Basil Smash

Por falar em clássicos, claro que a nossa brasileiríssima caipirinha não poderia ficar de fora dessa. O drinque tem tudo para ser uma boa aposta da temporada: limão, cachaça e gelo. Ingredientes fáceis, modo de preparo mais ainda e o frescor fazem da receita legítima – com limão e cachaça – um sucesso de público, isso não impede, no entanto, que outras releituras tenham seu lugar ao sol, literalmente. “As pessoas ainda apostam bastante no sabor tradicional e convencional, que agrada a todos os gostos. Mas há aqueles que preferem se arriscar e acabam se surpreendendo pelos sabores inusitados e diferentes, como yakult com limão, caju com geleia de pimenta, tangerina com manjericão, e até a caipirinha de tomate, que já fez muito sucesso aqui no Botequim Carioca”, conta o Chef do estabelecimento, Melchior Neto, cujas caipirinhas são a especialidade da casa.

A caipirinha de abacaxi com framboesa é um drinque de verão
Caipirinha de Abacaxi com Framboesa

Caipirinha de Abacaxi com Framboesa

Ingredientes

• 1 fatia de abacaxi picada sem o caroço
• 6 framboesas
• 2 colheres de sopa de açúcar
• 1 dose (vodka, saquê ou cachaça)
• Gelo picado

Modo de Preparo

Esprema o abacaxi com uma colher de açúcar, coloque uma dose de bebida e gelo picado até a borda. Mexa bem e por cima espalhe a framboesa para finalizar. Decore com aro de abacaxi.

Inovando na composição

Quanto às bases para uma boa caipirinha, com exceção da receita tradicional que leva cachaça, a vodka e o saquê são bem-vindos em todos os sabores, isso vai depender da densidade alcoólica e do amargor desejado, explica Melchior. “A vodka e a cachaça são opções com alta concentração de álcool, por isso tem um gosto mais amargo. Elas são excelentes opções com frutas mais doces, mas também ficam deliciosas com limão, laranja ou banana, por exemplo. Já o saquê é uma bebida feita à base de arroz, menos amarga e com um teor alcoólico mais baixo. Perfeita para quem prefere que o sabor das frutas seja o predominante na bebida.”

Tricky Sunset

E por falar em base para bebidas, que tal trocar o destilado por vinho? Isso mesmo, esqueça a associação do vinho com o inverno. Ele também pode originar receitas de drinques megarrefrescantes para as altas temperaturas. Você já deve ter ouvido os termos Kir Royal e Aperol Spritz (ou simplesmente Spritz). Ambos são drinques clássicos de verão preparados com espumantes. As receitas podem se tornar ainda mais descomplicadas com os vinhos frisantes em lata, que têm mais chances de agradar a uma parcela maior de público, das pessoas que gostam de bebidas com mais gás, associadas aos espumantes, e também daqueles que preferem sem, explica Lucas Simões, enólogo da Becas Sparkling, marca de vinhos frisantes da Ponto Nero. “Outra característica do frisante é o açúcar residual um pouco mais elevado que, combinado com aroma intensamente frutado, torna perfeito para drinques, podendo combiná-lo com gelo, frutas cítricas, outras bebidas mais amargas equilibrando o paladar e tornando-os mais versátil.”

Piña Colada

Ingredientes

• 1 e 1/2 dose de rum
(50 ml)
• 3 doses de suco de abacaxi (150 ml)
• 1 dose de leite de coco
(50 ml)
• 1 dose de leite condensado (50 ml)
• Gelo a gosto

Modo de Preparo

Coloque o gelo em uma coqueteleira, adicione a dose de rum, o suco de abacaxi, o leite condensado e o leite de coco e chacoalhe por 2 minutos, até formar uma mistura homogênea. Transfira o coquetel para um copo longo ou uma taça longa e sirva, se desejar, decorado com um pedaço de abacaxi.

Abusando da criatividade

E juntando a variedade de frutas saborosíssimas encontradas em nosso país com a criatividade do brasileiro, esta cartela de drinques de verão se torna infindável.

No Weird Barrel, brewpub com temática pirata em Ribeirão Preto, o drinque de maior sucesso é o autoral “Shark Bite”, à base de whiskey bourbon, com mix cítrico, syrup de hibisco caseiro e  Angostura tradicional. “Ele vai com um licor de hibisco que dá um azedinho gostoso e deixa mais refrescante”, explica Rafael Moscheta, sócio-gerente da casa. O licor de hibisco fica armazenado na miniatura de tubarão, que é virada no drinque, quando servido, para insinuar sangue, daí o nome da bebida.

Shark Bite

Na carta do estabelecimento, outras opções autorais são o Basil Smash, à base de gin e manjericão, que traz um toque herbal ao drinque, deixando-o mais refrescante, e o Tricky Sunset, que leva cachaça infusionada na pimenta dedo-de-moça e purê de manga, que segundo Moscheta, traz a tropicalidade do verão.

Posts Relacionados