Urban Jungle, decoração que deixa o verde em evidencia

 Urban Jungle, decoração que deixa o verde em evidencia

Estilo Urban Jungle evidencia o protagonismo das plantas na decoração, levando a conexão com a natureza para dentro dos ambientes

Esqueça aquele pensamento de que você precisa de um grande quintal ou área externa com jardim para abrigar as suas plantas. O estilo de decoração “Urban Jungle” está aí para mostrar que o verde é sempre muito bem-vindo até mesmo dentro de casa.

Traduzindo o termo, ele significa “selva urbana”, o que demonstra que, sim, as plantas podem invadir os centros urbanos. Trata-se de um estilo de décor que consiste em incluir plantas e outros elementos naturais (ou que remetam aos mesmos), no intuito de trazer um clima de natureza para moradias urbanas, proporcionando uma sensação de aconchego e bem-estar.

PROJETO: Maurício Prada- Divulgação

Com o agito das cidades grandes e dos centros urbanos, em que, geralmente, a paisagem é formada, em sua maioria, por concreto e muitas edificações, ter uma plantinha em casa traz um pouco de reconexão com a mãe natureza. Entre os fatores que consolidaram o estilo, que virou tendência nos últimos anos, estão o fato de o desenvolvimento da tecnologia e o estilo de vida de uma nova geração, os millennials, ter afastado o contato das pessoas com a natureza, assim como o aumento da preocupação com a sustentabilidade. A pandemia contribuiu para que as pessoas resgatassem esta conexão, visto que precisaram passar mais tempo em casa, e fotos de inspiração de Urban Jungle não faltaram em redes sociais como Instagram e Pinterest. “Não é preciso ter grandes espaços para podermos ter plantas por perto, elas são ótimas para decoração e deixam qualquer ambiente mais aconchegante e agradável”, revela o paisagista Maurício Prada.

Integrando a vegetação aos ambientes

Se você já possui vasos de plantas na área externa, meio caminho andado. Segundo o paisagista Luciano Zanardo, para fazer a transição ao interior do imóvel, a luminosidade é algo a ser levado em conta. “Será importante verificar uma área adequada, como uma varanda ou cômodo que tenha bastante luminosidade ou, pelo menos, um período de sol.”

Decoração no estilo urban jungle.
PROJETO: Luciano Zanardo – JP Image

Apesar do Urban Jungle poder se relacionar a outros estilos de decoração, desde a contemporânea à clássica, é importante que arquitetura e paisagismo conversem entre si, explica Maurício, além de também precisar levar em conta o estilo de vida do cliente. Para Zanardo, uma maneira de não errar é apostar em materiais naturais como a madeira, que, segundo ele, com a vegetação, forma uma combinação perfeita para tornar o ambiente aconchegante. “A madeira aquece o ambiente e a vegetação humaniza.”

Mas tem como decorar um ambiente com madeira e plantas sem deixá-lo muito rústico? Tem, sim, e o projeto “apto. DN”, de Zanardo, prova isso. Para trazer modernidade ao imóvel, o paisagista usou alguns truques e outros elementos. “Foram utilizadas cores claras, como por exemplo, o branco nas paredes, na marcenaria da cozinha; o vidro presente na bancada com as banquetas em metal branco e o sofá branco na sala de estar. Os quadros com a paisagem de um mar azul fecham a composição com muita harmonia.”

Maurício Prada – Villa Guaimbê, Ascen Empreendimentos. Divulgação
Escolha das espécies e modos de decorar

Além da luminosidade e ventilação do ambiente, quem aposta em uma decoração com plantas deve ter outros cuidados em mente, como a periodicidade de rega e o tipo de recipiente de plantio (canteiros internos, vasos ou jardim vertical), explica o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato. Para ele, a escolha da espécie correta para o local garante cerca de 80% do sucesso.  “Geralmente, ambientes internos não recebem muito sol e ventilação natural direta, portanto espécies de meia-sombra e sombra são geralmente utilizadas, e basta procurar as espécies que, naturalmente, crescem nestas condições, sob copa de árvores e matas densas, como as diversas espécies de Filodendros, Marantas, Costela-de-adão, Lírio, Antúrio etc.”

Não é preciso ter grandes espaços para podermos ter plantas por perto, elas são ótimas para decoração e deixam qualquer ambiente mais aconchegante e agradável.

Maurício Prada, paisagista

Além disso, apesar de a vegetação poder ser inserida em qualquer cômodo, Scarpato aconselha que fique próxima a janelas, claraboias e portas, e que se evite ambientes com limpeza e movimentações de móveis constantes, para não danificar as plantas. É aqui que a sacada, no caso dos apartamentos, destaca-se, por cumprir todos estes requisitos. E as formas que as plantas podem se integrar à decoração são bem variadas. “Em um apartamento, podemos inserir as plantas desde pequenas composições de vasos a uma parede verde, por exemplo. As plantas também podem ser usadas para esconder uma vista indesejada, melhorar a umidade do ar, trazendo mais aconchego para o ambiente”, comenta Maurício Prada.

Decoração no estilo urban jungle.
Luciano Zanardo – JP Image

Prada assinou um projeto de alto padrão para a Ascen Empreendimentos, em Ribeirão Preto (SP), no qual a premissa do paisagismo é trazer a natureza para perto dos moradores. Para isso, além de apostar na vegetação nas sacadas dos apartamentos, para as áreas comuns do edifício foi criado um jardim com vegetação tropical. O paisagista acredita que a vantagem do jardim tropical é a não necessidade de muita manutenção, por seguir um estilo mais bruto. “Não faltando água para o jardim, as plantas só tendem a evoluir e, a cada dia, formar um jardim mais bonito e exuberante.”

Para toques mais discretos de vegetação que não os jardins ou paredes verdes (jardins verticais), Scarpato tem uma indicação: “as espécies que podem ficar em vasos com água, como arranjos, desde que trocada e adubada a água periodicamente – as jiboias, singonio, dracena sanderiana e folhagens de corte (costela-de-adão, fórmios, Alpinia zerumbet e filodendro ondulado).” Os vasos podem ser colocados de diversos modos nos ambientes, tanto no chão quanto em prateleiras, em nichos, bancadas e muito mais.

Você também pode complementar o estilo Urban Jungle com objetos e artigos decorativos que remetam à estética, como quadros, almofadas, roupas de cama, papéis de parede ou até mesmo louças com estampas de plantas.

Posts Relacionados