Campos do Jordão: as belezas da Serra da Mantiqueira

 Campos do Jordão: as belezas da Serra da Mantiqueira

A “Suíça brasileira”, Campos do Jordão tem clima agradável o ano inteiro

Principal destino turístico da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão combina natureza exuberante com muita badalação na temporada de inverno

Um pedacinho da Europa no alto da Serra da Mantiqueira. O clima aconchegante, as belezas naturais e as ruas, praças e casas de elegância alpina fazem de Campos do Jordão um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Chamado de “Suíça brasileira”, o município recebe cerca de 1,5 milhão de turistas no inverno, alcançando 4,5 milhões no ano todo. Uma pesquisa de 2019, feita pelo Ministério do Turismo, colocou Campos do Jordão como uma das dez cidades mais procuradas no Brasil para o turismo nos meses mais frios do ano.

Campos do Jordão está a 1628 metros de altitude, alcançando até 2 mil metros nos arredores, estabelecendo-se, assim, como o centro urbano brasileiro mais alto. O município é o principal integrante do Circuito Turístico da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil e que abrange cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Esta elevação produz o clima ameno perfeito, sendo, inclusive, considerado o melhor do mundo, no Congresso de Climatologia de Paris, em 1957.

centro de Campos do Jordão
As praças e casas de elegância alpina fazem da cidade um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Campos do Jordão: próximo de São Paulo

A localização também é ótima para receber turistas, principalmente aqueles que buscam fazer um bate e volta no fim de semana ou feriado prolongado. Situada na região do Vale do Paraíba e próxima ao Litoral Norte paulista, Campos do Jordão está a 2h20 de viagem da cidade de São Paulo, sendo também de fácil rota para visitantes vindos do interior paulista e de estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fundada em 1874 nas terras do brigadeiro Jordão, a cidade emancipou-se da vizinha São Bento do Sapucaí em 1934. Região muito procurada até a década de 1950 para o tratamento de tuberculose devido ao clima, tratamentos mais modernos fizeram este método terapêutico cair em desuso, e, assim, Campos do Jordão se transformou posteriormente em um dos principais destinos turísticos do país.

Centro de Campos do Jordão, conhecido como Vila Capivari

Vila Capivari, o centro de Campos do Jordão

O centro da cidade, conhecido como Vila Capivari, é o local mais procurado pelos visitantes. O estilo arquitetônico dos prédios e das ruas prometem ao turista a experiência de estar em alguma cidadezinha europeia, assim como a gastronomia de alta qualidade e variada no cardápio dos estabelecimentos.

Há restaurantes, bares, pubs, cervejarias, bistrôs, cafés e dezenas de lugares badalados, que fervem durante os dias e noites de inverno, repletos de turistas em busca de bons vinhos e de degustar o sempre presente fondue. Também há diversos shoppings e centros de compras, com inúmeras lojas de roupas de moda inverno, artesanato, empórios e chocolatarias, que comercializam os produtos de grande apelo entre os visitantes.

Bondinho camarão em Campos do Jordão
Bondinho de 1910, conhecido como “camarão”

Parque Capivari

É no centro da cidade que está também o Parque Capivari, uma área de 40 mil m², com divertimentos para crianças e adultos. O local é de acesso gratuito, mas é necessário pagar para usufruir das atrações. No parque, o visitante pode passear no lago com os famosos pedalinhos, andar de teleférico até o Morro do Elefante, brincar no espaço aventura, andar de roda gigante, patinar no gelo, entre outros atrativos.

Bondinho “Camarão” e Maria Fumaça “Baronesa”

É também no parque que fica a Estação Emílio Ribas. Inaugurada em 1924, a estação ferroviária é o ponto de venda de ingressos dos passeios nos famosos bondinhos e da Maria Fumaça. Conhecido pelo apelido de “Camarão”, o bondinho de 1910 é feito em estilo inglês e com bancos de madeira.

Já a Maria Fumaça, a “Baronesa”, remete aos primórdios da estrada de ferro. O tempo total do percurso de ida e volta é de meia hora e cada viagem tem capacidade para até 64 passageiros. Ambos contam com um trajeto de quatro quilômetros até a estação de Abernéssia, passando pelos principais bairros da cidade.

Teleférico do Parque Capivari, uma atração das mais procuradas em Campos do Jordão

Trem do Mirante

Já para quem quer um trajeto mais longo, é da estação que sai o passeio de trem elétrico, mais conhecido como “Trem do Mirante”, até a ferroviária do município vizinho de Santo Antônio do Pinhal. O percurso de ida e volta dura 2h30 e inclui o trecho ferroviário mais alto do país, no Alto do Lajeado, a 1743 metros de altitude.

A Estação Emílio Ribas abriga, ainda, o Centro de Memória Ferroviária, um museu com diversos objetos que contam a história da ferrovia. O visitante pode conhecer uma máquina antiga a gasolina, que operou na estrada de ferro em sua fase inicial.

Passeios ao ar livre em Campos do Jordão

Não só de compras pelo Capivari vive o turista em Campos do Jordão. As belezas naturais da região serrana são fascinantes e um dos destaques é o famoso Horto Florestal. Criado em 1941, é o parque estadual mais antigo do estado de São Paulo. A área de 8,3 mil hectares possui mais de 180 espécies de aves e animais, além de trechos de mata nativa, lagos, bosques e trilhas.

Horto florestal, o parque estadual mais antigo do estado de São Paulo

Borboletário

No caminho até o Horto Florestal, tem o borboletário Flores que Voam. Localizado em meio à mata, o borboletário dispõe de uma estufa que abriga 35 espécies de borboletas nativas da região. O visitante pode aproveitar o enorme painel da entrada, uma linda montagem com grandes borboletas, e posar para fotos de recordação da visita.

Parque das Cerejeiras

Também muito procurado por turistas e bem próximo ao centro de Campos do Jordão, o Parque das Cerejeiras é um lugar perfeito para relaxar. Composto por mais de 400 cerejeiras, o parque conta com trilhas e um jardim de estilo oriental, com pontes, cascatas, esculturas e um lago de carpas.

morro do elefante
A vista panorâmica a partir do Morro do Elefante é um passeio clássico de Campos do Jordão

Parque Amantikir

No roteiro, também não pode ficar de fora o Parque Amantikir. Com mais de 700 espécies de plantas em 60 mil m², possui 28 jardins temáticos. Chamam a atenção do visitante o labirinto de arbustos, a casa da árvore com vista para as montanhas e os caminhos repletos de araucárias.

Turundu, o parque de aventura

Também atraem milhares de visitantes por ano os parques de aventura, com atividades de todos os tipos e níveis. Um dos mais procurados é o Turundu, que conta com espaço de 500 mil m² de mata preservada. São 35 atividades como: tirolesa, minigolf, paintball, arco e flecha, boia cross e até mesmo voos de balão, além de trilhas, jardins, casa na árvore e mirante.

Bosque do Silêncio e Aventura do Rancho

Na roteiro de turismo, também devem ser incluídos o Bosque do Silêncio, com araucárias, espelhos d’água e trechos de Mata Atlântica preservada, espalhados em 180 mil m², e o Aventura no Rancho, em funcionamento desde 1970 e com atividades como mountain bike, tirolesa, passeio a cavalo e circuitos de arvorismo.

Serra da Mantiqueira a perder de vista

Muitos visitantes aproveitam a altitude privilegiada de Campos do Jordão para apreciar a paisagem serrana deslumbrante, observando a natureza nas dezenas de mirantes que existem em diferentes pontos. Um dos locais mais procurados é o Pico do Itapeva. Com impressionantes 2030 metros de altitude, o ponto oferece uma vista de 15 cidades, como São José dos Campos, Taubaté, Caçapava e Aparecida do Norte. Apesar de pertencer ao território da vizinha Pindamonhangaba, é Campos do Jordão que possui o seu único acesso por asfalto. O pico também é uma boa opção para quem curte fazer trilhas.

O Complexo do Baú, com o Mirante da Pedra do Baú, também traz uma vista imperdível, inclusive de montanhas do sul de Minas Gerais. Esta formação rochosa é composta pela Pedra do Baú (1950 metros), o Bauzinho (1760 metros) e Ana Chata (1670 metros). A Pedra do Baú é a única que oferece uma trilha até seu topo, passando por escadas de ferro e escaladas por paredões.

Cervejaria Baden Baden está localizada na rua principal do Capivari e atrai muitos turistas / Foto: Ken Chu – Expressão Studio

Outra vista imperdível está no Pico do Imbiri. Conhecido como uma ótima opção para a prática de ecoturismo, o pico fica a 1860 metros de altura. O local é famoso por ser cercado de natureza, muito utilizado em trilhas. E tem também, poucos quilômetros antes do portal de entrada da cidade, o mirante da Vista Chinesa. A parada oferece um lindo panorama da Serra da Mantiqueira, com destaque para o pôr do sol. O local possui barraquinhas com lembranças da viagem e guloseimas como doces e milho verde.

Música clássica e jazz no Inverno no Campos do Jordão

A música clássica e o jazz reinam no inverno jordanense. O Festival de Inverno de Campos do Jordão está em sua 51ª edição e é um dos mais tradicionais e respeitados do Brasil, reunindo milhares de espectadores em dezenas de concertos de quartetos musicais e orquestras sinfônicas do Brasil e do mundo.

A maioria das apresentações musicais do Festival de Inverno acontece no Auditório Cláudio Santoro, mas há apresentações gratuitas nas igrejas e na praça principal do Capivari. Está prevista para 2022 uma versão do festival no verão, com apresentações musicais programadas para acontecer entre janeiro e fevereiro. Outras festas e eventos comemorativos que atraem a atenção do turistas para Campos do Jordão são o Festival do Pinhão, a Festa da Cerejeira, o Festival de Cerveja Artesanal e o Festival de Vôlei de Praia.

Mais lugares para conhecer em Campos do Jordão

  • Morro do Elefante – A melhor opção para ir até lá é de teleférico. Além do ponto com a vista mais bonita de Campos do Jordão, o espaço possui barraquinha, uma pracinha e as estátuas do Parque dos Elefantes;
  • Casa da Xilogravura – Museu dedicado à técnica em que a madeira entalhada serve de matriz para a impressão, reunindo mais de duas mil obras de artista brasileiros e estrangeiros;
  • Baden Baden – A principal cervejaria artesanal da Serra da Mantiqueira, com onze tipos de cervejas produzidas. A choperia está localizada na rua principal do Capivari e atrai muitos turistas;
  • Museu Felícia Leirner – Disposto em uma área de 35 mil m² ao ar livre, o museu tem no acervo 85 esculturas e obras da artista polonesa. Situado no mesmo jardim que está o Auditório Cláudio Santoro;
  • Palácio Boa Vista – Construído para ser a residência oficial de inverno do governador, se tornou um museu importante. Com arquitetura preservada, conta com móveis e decoração da época de fundação.

Guia de Viagem

Hospedagem: Há hotéis, pousadas e chalés para todos os gostos e bolsos. Alguns deles estão na região do Capivari, mas a maioria dos locais de hospedagem fica distante do centro da cidade.

Como chegar: De carro, partindo de São Paulo, pegue o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) e siga pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). Quem chega do Rio de Janeiro pega a mesma estrada a partir da saída 117 da Via Dutra (BR-116).

Temperatura: No inverno, a temperatura varia de 3 0C a 18 0C, podendo chegar a 1 0C. Nos meses de verão, a temperatura dificilmente supera os 23 0C. O clima é fresco, sem extremos, com alguns picos de frio à noite.

Viaje com a Levare

Compromisso com o passageiro, segurança e qualidade nos serviços prestados são o que move a Levare. Compre aqui sua passagem e tenha uma boa viagem!

Posts Relacionados